quarta-feira, 22 de maio de 2013

CONCLUSÃO

Postado por Perspectiva Histórica das Idéias e Práticas Pedagógicas I às 16:33


     Com  a finalização deste blog, foi possível fazermos várias considerações  que acrescentarão não só à  nossa vida profissional, mas também  na vida pessoal. A memória não está exposta na face das pessoas ou refletidas em suas conquistas, mas sim em suas narrativas. Mesmo ouvindo a mesma história várias vezes é sempre possível aprender algo novo. Havendo assim um paradoxo entre a história oficial e a história individual da condição humana.
    Muitas vezes, a pessoa que passa por dificuldades e aprende a dar mais importância ao que faz.  E,  os problemas ao invés de intimidar a pessoa, faz com que ela tenha mais vontade de seguir em frente .
    O que faz cair por terra a história de que gente humilde  está fadada a não progredir na vida. Muitos de nossos entrevistados comprovam com suas histórias  de superação, que não precisamos viver conformados com história única que a sociedade tem montada pra nós.
    Em muitos momentos, nossas histórias se aproximaram das histórias de nossos entrevistados,  algumas delas nos  mostram que nossas dificuldades  não são só nossas e  que  muitos foram capazes de superar o que acaba por nos incentivar a não desistir.
     Um outro aspecto muito interessante é que a importância  dada ao estudo, antigamente   era muito diferente de hoje.E, a   memória  escolar se mostrou  algo  muito importante  para essas pessoas.A família também se mostrou como fator  determinante em relação à facilidade do acesso aos estudos e seu prosseguimento ou não.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
  

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