terça-feira, 28 de maio de 2013

Professora Glória Cavalcante Serra Borges (Postado por Tamara Santos)

Postado por Perspectiva Histórica das Idéias e Práticas Pedagógicas I às 17:25
  Professora Maria da Glória Cavalcante Serra Borges , 49, natural de Fortaleza , chegou ao Rio de Janeiro aos 26 anos para morar na casa de uma amiga , logo após a morte de sua avó que a criou juntamente com seu pai , como se fosse uma filha .

  Tia Glorinha como é chamada carinhosamente por seus alunos, assim como eu lembra do nome de todas as Instituições de Ensino que frequentou , são elas : Colégio Santa Maria Goretth, um colégio religioso que estudou do Jardim ao 6° ano , diferente de mim que cursei a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I em Escolas distintas , do 7° ao 9 ano a entrevistada estudou no Colégio Lourenço Filho, sua trajetória no Ensino Médio foi similar à minha , pois fez Formação de Professores , no Colégio Capristrano de Abreu ,nesse último lembrou-se de um fato histórico que aconteceu na época o "Diretas Já", e o Ensino Superior  na Universidade do Norte Fluminense . Estudou em escolas particulares , diferentemente de mim que frequentei escolas públicas , mas o Ensino Superior ambas escolheram a Universidade Pública . 

  A Educadora Glória ingressou na escola aos 5 anos e concluiu o Ensino Médio aos 19 , dando um intervalo de 13 anos até cursar Pedagogia . Os seus familiares sempre a incentivaram a complementar sua formação acadêmica . Sua avó e pai  a auxiliavam em suas tarefas escolares e sustentavam a casa para que não houvesse necessidade de interromper seus estudos , o que me identifico devido o apoio financeiro familiar .

  De forma distinta à mim , a entrevistada parou de estudar com a conclusão do antigo 2° grau e começou a lecionar ainda em Fortaleza , porém com o falecimento de sua avó , veio para o Rio de Janeiro com o intuito de crescer profissionalmente . Chegando aqui viu-se obrigada a voltar a sala de aula , dessa vez como aluna novamente , uma vez que em sua cidade natal a formação de professores era de 3 anos , assim como aqui naquela época , entretanto , lá não era necessário fazer o adicional para atuar na Educação Infantil , já no Rio de Janeiro sim , dessa forma estudou no Instituto de Educação do Rio de Janeiro , para complementar sua formação . Seu Curso Normal foi bem diferente do meu , visto que o adicional teve fim e 4 anos era o tempo para a conclusão do Curso Técnico em Formação do Magistério . Esse foi atualizado e hoje são 3 anos , sem adicional , mas em tempo integral .

  Já casada , com uma filha e 34 anos , a professora ingressou na Universidade Estadual do Norte Fluminense . Cursou Pedagogia , tal como eu . Antes de sua entrada na faculdade , a mesma conta que estudou muito para alcançar seu objetivo de Cursar o Nível Superior em uma Universidade Publica , então deixava sua filha na escola e passava a tarde estudando e foi assim , com muita luta que realizou seu sonho .


  Hoje com 49 anos atua na Educação Infantil ,com uma turma de maternal I . Fazendo uma comparação com a mesma época escolar de sua vida , ela aponta um aspecto positivo em seu colégio : o espaço físico da escola era grande e assim ela e sua amigas brincavam com bambolê , bate begue e outras , conta ainda que em sua prática proporciona essas experiências à seus alunos , já apontando um aspecto negativo , a educadora infantil cita a rigidez , justificando que era um colégio de freiras .

  
  Questionada sobre um aspecto marcante em sua carreira , Maria da da Glória relata que trabalhou com crianças de área de risco da Comunidade da Rocinha e do Vidigal , na Casa Maternal Mello Mattos , o que a comovia eram as histórias de vida de cada aluno . Esses que resistem as normas estabelecidas pela a escola , tal comportamento é atribuído por ela ao papel familiar na vida da criança e complementa dizendo que em confronto com o passado os valores familiares não mudaram e sim a história , a visão sobre educação e ainda acrescenta um exemplo : as mulheres não saiam para trabalhar e hoje , consequentemente e de forma errada concederam à escola uma função que não é dela .

  A professora Glorinha , como gosta de ser chamada , partilha comigo um desejo de enriquecer seu currículo profissional ingressando ma pós-graduação em Psicopedagogia .   


                                        Festa Junina no Colégio Santa Maria Goretth/1969

Formatura do Jardim /1970 

Conclusão do Antigo 1 ° Grau /1980

                                  Alunos de sua turma de Maternal no Projeto " A Árvore da Montanha "/2010



0 comentários:

Postar um comentário

 

Histórias, nossas histórias. Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei | web hosting