domingo, 2 de junho de 2013

Professor: Fernando Cezar Venancio (Postado por Janiely Rios)

Postado por Perspectiva Histórica das Idéias e Práticas Pedagógicas I às 14:18

   Professor Fernando Cezar Venancio, 37, nascido em Santana de Munhuaçu (MG), em 21/04/1976, chegou ao Rio de Janeiro aos 18 anos logo após a morte de sua mãe que criou ele e seu irmão sozinha, mas com muito amor. A sua vinda para o Rio foi uma espécie de fuga pra tentar preencher o vazio que sua mãe havia deixado, pois ele nunca havia pensado em se mudar, porém sua vida foi contruída aqui, onde se realizou profissionalmente, casou, teve filhos e se tornou pastor da igreja protestante.

    O entrevistado iniciou seus estudos com 5 anos de idade, mas não lembra o nome da escola que fez seu Jardim de Infância; diferente de mim que iniciei com 2 anos na Escola O Pequeno Príncipe. Durante seu ensino fundamental estudou em várias escolas públicas, ao contrário de mim que só estudei em escola particular, todavia ele só lembra o nome de duas dessas escolas: E. E. Presidente Juscelino Kubitschek, onde fez a segunda e terceira série e a E. E. Prof. Pedro Calmon, onde fez a sexta e sétima série. Em razão das suas condições sociais e da ausência da figura paterna, com 8 anos o professor além de estudar começou a trabalhar, contudo na chegada da adolescência aos 15,16 anos sua mãe não teve mais pulso firme para mantê-lo na escola, e então juntamente com seu irmão decidiu parar de estudar e ficou assim por 4 anos, só conseguindo completar sua oitava série e fazer seu ensino médio no Colégio Flama aqui no Rio; nisso o entrevistado difere-se a mim, pois não precisei interromper meus estudos em nenhum momento e nem comecei a trabalhar cedo.

     A escolha da sua profissão veio da sua identificação com a linguagem e com as formas de se expressar, por isso sempre conseguiu se vê como um professor de português, pois acreditava que era a disciplina que tinha mais facilidade, vislumbrando assim uma possibilidade de ser um bom profissional por já ter uma predileção por essa área do conhecimento, e acredita também que foi influenciado involuntariamente por algumas de suas professoras de português, mas não foi esse fator que preponderou, e sim a percepção da aptidão para tal curso. Seu sucesso veio desde a sua aprovação no vestibular da UFF onde cursou sua graduação e no último ano dessa passou em terceiro lugar para fazer seu mestrado, e desde então nunca ficou desempregado e já trabalhou em várias escolas, sem nem ao menos entregar um currículo e sim por passar em concursos e também pela indicação de alguns amigos, inclusive é coordenador da escola onde fiz meu ensino fundamental 2 e ensino médio, o Instituto Marcos Freitas.

    Quanto à escola acredita que o que mudou foi o jeito que o aluno ver o professor, pois antigamente o professor era uma figura mais respeitada e valorizada independente da condição social dele, e isso é um problema social e cultural que temos que lutar para que mude. A escola era vista como um lugar não só para um crescimento intelectual, mas também para um crescimento quanto indivíduo, onde a família apoiava e complementava a escola e a modernidade fez com que faltasse essa sintonia entre a sociedade pós-moderna com a escola pós-moderna, como também falta a definição do papel da escola e do papel da família.

    O professor destaca dois professores que marcaram sua vida escolar: professor Edson e Lindemberg ambos de geografia e também destaca os cantores Cazuza e Amado Batista e os grupos Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii como músicos que marcaram sua trajetória, assim como também lembra perfeitamente do fim da ditadura militar e das transformações que o país sofreu naquela época. E quanto a sua carreira diz que o poder de influenciar e transformar a vida dos alunos é um ponto positivo e também diz que se sente realizado e feliz com a carreira que escolheu. 

Formatura da Graduação/ 2003

Histórico Escolar da Pós-Graduação/ 2003

Diploma da Graduação/ 2003

Diploma do Ensino Médio/ 1998





0 comentários:

Postar um comentário

 

Histórias, nossas histórias. Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei | web hosting